domingo, 11 de dezembro de 2011

Relato de Experiência

"Crianças elaborando problemas de
estrutura multiplicativa."
"Resolver problemas tem sido recomendado, com frequência, para a formação Matemática.
Você pode conhecer, neste artigo, como são ricas as experiências de sala de aula em que o
aluno é chamado a elaborar problemas."
                                                                    Gilda Lisboa Guimarães¹
                                                                    Roberta Rodrigues dos Santos² 
  
"O trabalho em sala de aula exige que o professor
proponha situações que favoreçam aos
alunos a apropriação de conhecimentos novos
e significativos. Assim, ele precisa buscar, constantemente,
estratégias que viabilizem a aprendizagem
dos alunos em relação aos conhecimentos que
deseja serem por eles construídos.
Hoje, todos os educadores comentam que a aprendizagem
da matemática deve passar pela resolução de
problemas. Porém, trabalhar matemática a partir de
problemas é comumente interpretado, ou utilizado,
como praticar problemas para aprender matemática.
Essa questão envolve o uso de listas de problemas
a serem resolvidas a partir de um modelo recentemente
ensinado. Essa prática explicita a ideia de que
é preciso exercitar muito para aprender matemática.
Essa forma de trabalho favorece o uso de modelos de
resolução que habilitam os alunos a resolverem problemas
restritos a situações propostas, sem levá-los
a, de fato, aprender a resolver problemas.
Muitas vezes, nos deparamos com situações nas
quais o enunciado solicita do aluno que resolva os
problemas, mas a solução deles já está pré-definida
no enunciado. Vejamos um exemplo: o livro didático
ou o professor coloca o título “Problemas de
multiplicação” e abaixo encontramos uma lista de
problemas. Em uma situação como essa, será que o
aluno precisa resolver o problema ou simplesmente
efetuar uma conta? Resolver o problema implica saber
que relação vai estabelecer entre as informações
(numéricas ou não) e escolher a forma de solucionar
ou uma operação matemática para solucionar. Por
outro lado, realizar a conta é saber multiplicar um
número pelo outro. Assim, na situação apresentada,
o que o aluno de fato vai fazer é resolver a conta,
pois o problema ele já sabe que é de multiplicar. Da
mesma forma, a clássica pergunta dos alunos “que
conta fazer?”, quando respondida, retira do aluno a
oportunidade de, efetivamente, resolver o problema,
deixando para o estudante apenas a tarefa de
executar a conta.
Dessa forma, podemos distinguir dois tipos de cálculos
na resolução de um problema: o cálculo relacional,
que está ligado à compreensão lógica do problema,
e o cálculo numérico, ligado à computação
que o aluno faz.
Apresentamos, abaixo, dois problemas nos quais
uma mesma conta de multiplicar (cálculo numérico)
pode ser utilizada em diferentes situações lógicas
Crianças elaborando problemas de
estrutura multiplicativa."
¹ Doutora em Psicologia Cognitiva (gilda@ufpe.br)
Universidade Federal de Pernambuco
² Mestre em Educação (robertarodriguessantos@hotmail.com)
Universidade Federal de Pernambuco
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA(www.sbem.com.br)



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